Produtividade no trabalho: saiba como melhorar

0
Silvia Pedroso, Gerente de Operações e Projetos do Grupe Selpe

Pesquisas apontam que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais,  e que, há uma alta de 37% nas vendas, e três vezes mais criatividade daqueles que se encontram satisfeitos em seu ambiente de trabalho

Funcionários satisfeitos que aumentam sua produtividade nas empresas e os benefícios dessa equação para o empregador e para o empregado é um assunto que não sai da pauta. E o bem-estar elevado do funcionário, como um dos principais geradores de benefícios para a empresa, está comprovado em pesquisas: segundo um levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais.

De acordo com outra pesquisa, essa da Universidade da Califórnia (EUA), há uma alta de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade daqueles funcionários que se encontram satisfeitos em seu ambiente de trabalho. “Saber como potencializar sua produtividade no trabalho é uma das principais características das equipes de sucesso. Isso porque, para atingir os melhores resultados, é essencial ter um time alinhado com as prioridades de negócio e que consiga otimizar suas entregas”, ressalta Silvia Pedroso, Gerente de Operações e Projetos do Grupe Selpe.

De acordo com Silvia, investir em estratégias para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho significa também melhorar a eficiência dos processos e dos colaboradores. Para a gestora alguns pontos devem ser levados em consideração. Entre eles, destacamos: a importância de definir indicadores de desempenho, escolha um grupo na empresa para avaliar e testar, acompanhe os resultados e performance, não esqueça de avaliar a qualidade das entregas e não deixe de utilizar a tecnologia no RH.

Outro ponto de atenção são alguns sinais que podem gerar a baixa produtividade que seria a falsa sensação de felicidade e bem-estar, falta de motivação e engajamento, além da cobrança excessiva por resultados. Para ter mais chances de sucesso a gestora explica que é necessário investir em inovação e tecnologia, além de outros cuidados. “É importante automatizar as tarefas manuais, investir em um melhor gerenciamento de tempo, o gestor deve realizar reuniões pontuais de alinhamento, delegar tarefas e todos devem estabelecer as prioridades dentro do tempo”, reforça Silvia Pedroso. Por fim, é importante sempre se incentivar um ambiente de trabalho saudável, criativo e harmônico, além de buscar um equilíbrio entre o trabalho e momentos de relaxamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here