As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 deste mês
Professores de diversas instituições e ensino do Estado se uniram para promover maior inserção de pessoas negras nos cursos de mestrado e doutorado. Para isso, os professores irão promover oficinas on-line para formação e acompanhamento para estudantes que desejem construir conhecimentos científicos necessários para pleitear entrada no mestrado e o doutorado, em qualquer instituição, curso e linha de pesquisa. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 deste mês. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no link.
A iniciativa tem como base resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2018 que aponta que poucos menos de 30% dos alunos nessas modalidades de ensino são negros. Para isso, os professores irão promover oficinas on-line para formação e acompanhamento para estudantes que desejem construir conhecimentos científicos necessários para pleitear cursar o mestrado e o doutorado, em qualquer instituição, curso e linha de pesquisa.
“Sem cursos de mestrado e doutorado, negros/as também ficam impossibilitados/as de prestar concurso público para o Ensino Superior, sendo, apenas, 1% da população do magistério superior público, tornando urgente e necessário, propor, defender e realizar ações políticas de inclusão que possam garantir crescimento acadêmico racialmente equitativo”, explica Maria Auxiliadora.
A iniciativa contará com atuação das professoras Auxiliadora Martins e Flávia Clemente (UFPE), Denise Botelho (UFRPE), Adlane Arantes (UPE), Valdenice Raimundo e Ana Ferreira (Unicap), Teresa Sousa (Uninabuco) e Natália Pontes (Centro Universitário Guararapes). O projeto também conta com o apoio do Coletivo Acadêmicas Negras