Projeto “Reconstrução do Líbano”, recebe do artista plástico, Fabio Madison, imagem de garoto sem lar sentindo o frio da noite

0

Embrulhus humanus

Oscar D’Ambrosio

Fabio Madison, ao ser motivado a encaminhar uma imagem para o Projeto “Reconstrução do Líbano”, que pode ser acessado em @oscardambrosioinsta, manda a obra “Embrulhus humanus”.

Ele aponta que “reconstrução é uma palavra que parece nos acompanhar enquanto estamos vivos, parece que sempre estamos nos reinventando e, especialmente, nos reconstruindo depois das pancadas da vida do destino”.

A obra integrou uma exposição individual do artista, realizada em 1996 na Galeria da Consolação, em São Paulo, SP, com apoio da Secretaria da Cultura de São Paulo, em que 10 telas 100 x 90 cm cada uma abordavam a temática da miséria infantil em uma sociedade desigual.

“A imagem mostra justamente um garoto sem lar sentindo o frio da noite e, com certeza, lá no Líbano alguém, neste momento, se encontra nesta situação de fragilidade, pois aquele teto que o abrigava não existe mais”, comenta.

A imagem evoca ainda a simbologia de um casulo, com a pessoa abrigada e protegida, procurando, dentro de sua condição de vulnerabilidade, reunir forças para seguir em frente e conseguir alçar voos com as belas asas de borboleta que poderão ser desenvolvidas com muita energia e trabalho.

Que a imagem de Fabio Madison possa, de alguma maneira, lembrar que, perante uma situação trágica como a que o Líbano passou a viver com a explosão, seja possível ao país, com a ajuda de todos, reconstruir o seu futuro.

Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Mande a sua mensagem (texto e/ou imagem) sobre a Reconstrução do Líbano para odambros@uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here