O procurador regional da República, Rafael Ribeiro Nogueira Filho, assumiu a Chefia Administrativa da Unidade no dia 1º de outubro
O procurador regional da República, Rafael Ribeiro Nogueira Filho, assumiu na última sexta-feira (1º), a Chefia da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5). A nomeação foi dada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, na Portaria PGR/MPF Nº 601, de 29 de setembro de 2021, publicada na edição do Diario Oficial da União da quinta-feira (30). O mandato do novo procurador-chefe terá duração de dois anos, de 2021 a 2023.
Rafael Nogueira assume a Chefia Administrativa da Unidade no lugar do procurador regional da República Marcelo Alves, que estava no cargo desde o final de 2016 e encerrou a gestão no dia 30 de setembro.
Em relação aos próximos dois anos, Rafael Nogueira espera contar com a colaboração de todos os integrantes da PRR5 para fazer uma boa administração. “É uma responsabilidade muito grande substituir um procurador-chefe tão competente como Marcelo Alves, mas espero estar à altura do desafio. Na minha gestão, as portas estarão abertas para que membros, servidores, estagiários e terceirizados possam expor suas ideias e trazer suas demandas”, ressaltou.
Novo procurador-chefe – Natural de Salvador (BA), Rafael Nogueira formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1999. Ele ingressou no Ministério Público Federal em 2002, na Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE), unidade em que atuou por 16 anos. Nesse período, foi procurador-chefe, procurador-chefe substituto, coordenador criminal, coordenador dos Ofícios da Tutela Coletiva, corregedor auxiliar, coordenador de estágio e membro auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público.
Enquanto foi procurador-chefe na PRPE, Rafael Nogueira recebeu dois votos de elogio do então procurador-geral da República Rodrigo Janot. Um deles “pela excelência dos trabalhos realizados, em 2014, na chefia da Procuradoria da República em Pernambuco, contribuindo para o aprimoramento da gestão orçamentária e modernização do Ministério Público Federal”. O outro foi “pela contribuição excepcional durante o período de desenvolvimento e implantação do Sistema Único”.
Promovido em 2018 a procurador regional da República, Rafael Nogueira passou a desenvolver as atividades na Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1), em Brasília. Chegou à PRR5 em 2019, por meio de concurso de remoção. Atualmente, atua perante a 1ª Turma e o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), é coordenador do Núcleo Anticorrupção, coordenador adjunto da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada (ASSPAD/PRR-5ª Região), coordenador substituto do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na 5ª Região (Naop/PFDC/5ª Região) e representante (titular) da 5ª. Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.
Acesse aqui a portaria: http://www.mpf.mp.br/regiao5/sala-de-imprensa/docs/2021_10_01_portaria-pgrmpf-no-601-de-29-de-setembro-de-2021