Reaquecimento do setor HPPC sinaliza futuros investimentos no Nordeste

0

De acordo com os dados, em 2019, atingiu um faturamento de 29,62 bilhões de dólares e só apresentou instabilidade no último ano devido a pandemia

Pesquisa de mercado Euromonitor International destaca que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e, de fato, este setor tem registrado crescimento exponencial, comparado a outros segmentos. De acordo com os dados, em 2019, atingiu um faturamento de 29,62 bilhões de dólares e só apresentou instabilidade no último ano devido a pandemia. Contudo, a previsão da Goldstein Research é que apresente taxa anual de crescimento de 4,76% até 2023. Não é de se admirar que, apesar de tantos questionamentos quanto a sua força e poder, cada vez mais pessoas percebem que vale a pena investir em alternativas e novas possibilidades.

“Depois do cenário que vivenciamos no final de 2019, estamos retomando fortemente ações para mostrar a nossa marca no país com base no que pudemos observar em grandes mercados mundiais, como Dubai semestre passado. Com isso, estamos voltando mais seguros e com grandes novidades para o consumidor e os profissionais do setor”, comenta Karina do Prado, fundadora da paulista Korban Professional, empresa de cosméticos de alta tecnologia. A empresária, que trabalha com inspiração na beleza e no cuidados dos cabelos, apostou em linhas de produtos com formulação orgânica e ativos vegetais e naturais, para atender a atual demanda que está cada vez mais preocupada com o bem estar e o autocuidado seja do corpo, da mente, da pele e dos cabelos.

Por isso, investiu recentemente em produtos para alinhamento orgânico (Mais Liss), definição de cachos (Perfect Waves) e modelador com proteção extra (Prime Blur), por exemplo. E, com isso, acredita entrar com mais força no mercado do Nordeste, onde pretende implantar dentro de um ano uma central de distribuição e ampliar sua presença com a expansão ainda de representantes da marca. “Com a pandemia vieram as restrições, o medo, a apreensão e a desconfiança. Agora, a flexibilização exigiu a união de forças no mercado de beleza para movimentar negócios e estimular marcas, empresas, empreendedores e profissionais locais”, comenta a executiva Bruna Miranda, diretora da pernambucana Autonor Empreendimentos, empresa responsável pela organização de importante eventos voltados ao setor.

Apesar do cenário desafiador nos últimos dois anos para o mercado de beleza, que engloba salões, barbearias, clínicas de estética, esmalterias e spas, a retomada dos negócios realmente tem deixado empresários e marcas empolgadas e, por isso, estão se adequando a novas realidades para atender profissionais com atendimentos presenciais restritos e residenciais. Com isso, muitas pessoas almejam apostar no semento e visionários lançam mão de ações de expansão de linhas inovadoras, maior participação comercial e inserção em novas praças, como estados do Nordeste.

Desta forma, o mercado está se ajustando ao reaquecimento e se adaptando para conseguir atender as novas demandas do consumidor final e de toda cadeia produtiva que envolve indústrias, revendedoras, distribuidoras e profissionais como barbeiros, cabeleireiras, esteticistas e manicures. “Tudo isso contribui para a geração de negócios e incremento de todo o setor que, depois de um ano de estagnação do mercado na pandemia, pode criar expectativas fortes de recuperação”, diz Bruna Miranda, que comemora, neste sentido, o sucesso da última edição da Hairnor.

Depois de um hiato de um ano, a Hairnor 2021 chegou com um mix assertivo de possibilidades para os profissionais, empresários e visitantes e o resultado foi bastante positivo para todos. Com 300 expositores, a 11ª Feira da Beleza do Nordeste reuniu milhares de pessoas e proporcionou a oportunidade para cerca de 150 caravanas de diversas cidades de Pernambuco e estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e até Maranhão e Piauí. Articulada com apoio de parceiros como o Sebrae, esses profissionais puderam conferir a variedade de lançamentos e a ampla programação de atividades de orientação e dicas aos participantes e visitantes do evento.

Em contrapartida, estimulou volume de negócios na casa dos R$ 25 milhões e a geração de 4500 empregos diretos e indiretos. “A feira foi muito positiva para um retorno de pandemia, uma vez que caiu em pleno feriado. E, por isso, já há muita gente confirmando e aumentando espaço de estande para esta edição de 2022, além daqueles expositores que optaram por voltar com força total apenas este ano”, frisa Bruna. Agora, as movimentações já estão sendo feitas para a feira ocupar todo o pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, juntamente com mezanino, entre 04 a 06 de junho de 2022. Para acompanhar as novidades, basta acessar o site da Hairnor https://hairnor.com.br/ ou acompanhar o Instagram (https://www.instagram.com/hairnor/ ou @hairnor). Informações também pelo número (81) 3467-6572

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here