Recife é a capital do Nordeste com a maior população imunizada com a primeira dose, da vacina contra a Covid-19

0

A cidade é a que, proporcionalmente em relação ao número de habitantes, mais aplicou a primeira dose com 78,5% da população vacinada, o que equivale a quase 1,3 milhão de pessoas que receberam a primeira dose

O Recife tem se destacado no processo de vacinação contra a Covid-19 e, nesta segunda-feira (20), alcançou a primeira colocação entre as capitais do Nordeste que, proporcionalmente, mais aplicou primeiras doses ou doses únicas das vacinas anticovid. Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, a cidade tem 78,5% de toda sua população vacinada com pelo menos uma dose dos imunizantes – o que representa 1.297.992 doses distribuídas. O município possui 1.653.128 habitantes e está na frente de grandes cidades como Fortaleza (78,2%), São Luís (75%) e Salvador (64,9%). Além disso, a capital ainda ocupa o segundo lugar quando o assunto é segunda dose – 39,3% com 649.095 doses aplicadas, ficando atrás apenas de São Luís (46,7%).

Como os dados da Prefeitura do Recife não são repassados em tempo real para o Ministério da Saúde, as informações que constam no sistema do Conecta Recife (criado para gerenciar a vacinação contra a covid-19 na cidade) são ainda maiores. Esses números mostram que a capital pernambucana já aplicou 1.308.583 de primeiras doses ou doses únicas.

Atualmente, o Recife está vacinando adolescentes a partir de 12 anos, além de todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A cidade também está aplicando a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas.

Para aumentar a cobertura vacinal, desde o fim de agosto, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife tem realizado uma ação de vacinação itinerante nas comunidades. Nesse período, já foram visitadas 45 comunidades, onde foram aplicadas mais de 4 mil doses do imunizante anticovid. As localidades foram escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante a ação, as equipes da Sesau fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

Desde o dia 19 de janeiro, quando o Plano Recife Vacina foi iniciado, a cidade não parou de vacinar a sua população em nenhum dia, de domingo a domingo, incluindo feriados. Isso está sendo possível porque o município conta um esquema de vacinação totalmente digital, que permite cadastro e agendamento online, por meio do Conecta Recife. Dessa forma, a capital pernambucana consegue fazer o uso racional das doses e ter controle sobre a quantidade que é aplicada diariamente e do número de agendamentos realizados, evitando o desperdício de vacinas, paralisação do serviço e aglomeração nos 26 pontos de imunização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here