RECIFE: Farmácias podem ajudar nas aplicações da vacina contra a covid-19

0

Sincofarma-PE enviou ofício à Prefeitura do Recife com propostas para colaborar na vacinação

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Pernambuco (Sincofarma-PE), sindicato filiado à Fecomércio-PE, enviou um ofício à Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife sugerindo a disponibilização dos estabelecimentos farmacêuticos filiados à entidade, e habilitados para tal, como postos de vacinação contra a covid-19. Para a ação, o Sincofarma-PE disponibilizará os insumos necessários para a aplicação, capacitações técnicas aos farmacêuticos e cabines de injeção.

Segundo o presidente do sindicato e vice-presidente da Fecomércio-PE, Ozeas Gomes, ao menos 100 farmácias podem ajudar a Secretaria de Saúde do Recife durante o período de vacinação mais abrangente. “Neste primeiro momento, poucas pessoas estão sendo imunizadas, mas, quando a vacinação alcançar uma parcela mais extensa da população, podemos atuar junto à prefeitura. Entendemos que podemos prestar esse serviço à sociedade”, afirma.

Para a ação, os estabelecimentos cumprirão, através de seus técnicos farmacêuticos, a ordem cronológica dos estágios planejados no Plano Recife Vacina, que, nesta quarta-feira (27), inicia sua segunda fase. O foco agora será a imunização de idosos acima de 85 anos. Nessa fase, estão disponíveis mais de 16 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao município pelo Governo de Pernambuco.

Em outros países, já é possível observar o uso das farmácias, junto às autoridades locais, como centros de vacinação para imunização contra o novo coronavírus. No Reino Unido, por exemplo, a vacinação nas drogarias começou no dia 14 de janeiro, após meta de imunização de 15 milhões de britânicos até meados de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here