Região Nordeste vê crescimento continuado de empreendedores

0
Foto: Divulgação Sicredi

Com perspectiva de expansão para os próximos anos, público de Pessoa Jurídica (PJ), movimenta mercado financeiro e aquece a economia

De acordo com dados do Índice Financeiro de Empréstimo (IFE), a região Nordeste concentra, proporcionalmente, a maior parte dos pedidos de empréstimo para abertura de negócio próprio do Brasil, com uma média de 22,5% de solicitações para esse propósito.

Esse movimento se traduz em uma quantidade cada vez maior de empresas registradas na região. Somente o estado de Pernambuco fechou o ano de 2023 com 5.663 de empresas ativas atendidas pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa.

Esse crescimento foi especialmente alto durante a pandemia, mas vem apresentando uma tendência de sustentabilidade continuada, com expectativa de aumento no número de pessoas jurídicas na região nos próximos anos. No Estado, o Sicredi registrou um crescimento de quase 30% em sua base de associados Pessoa Jurídica (PJ) no período de um ano (2022/2023).

“Esse movimento de expansão de pessoas jurídicas na região é percebido pelo mercado financeiro, que passa a desenvolver cada vez mais serviços pensados especificamente para esse público”, explica José Almeida, Consultor de Negócios PJ da Central Sicredi Nordeste. “Um de nossos principais objetivos consiste em expandir a atuação no segmento. Na região Nordeste, trabalhamos fortemente num modelo de cooperativismo mais ‘urbano’, e o público PJ ocupa uma fatia de imensa relevância neste mercado”, acrescenta.

De acordo com José Almeida, o Sicredi conta com um leque de oportunidades na área de atuação e tem expertise para atender às diversas cadeias produtivas, desde a micro e pequena, às médias e Grandes Empresas. No curto prazo, a instituição prevê continuidade de crescimento, expandindo em 20% a base de associados PJ em 2024.

Sicredi Recife – Atualmente, a Sicredi Recife possui 2033 associados PJ, que têm como principais movimentações financeiras operação de créditos em geral com e sem garantias; gestão de recebimentos (Cobrança bancária, maquinetas de cartões, depósitos em conta) e gestão de pagamentos (Agendamentos, folha de pagamentos, transferências bancárias – PIX e TED).

Segundo Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife, a instituição tem explorado cada dia mais os produtos do sistema Sicredi que se diferenciam do mercado financeiro convencional, para atender a essa demanda. “Com o crescimento dos associados PJ e com o objetivo de oferecer soluções financeiras que contribuíssem com o dia a dia desse público , a Sicredi Recife oferece consórcios, cartão de crédito empresarial; gestão de sistema com utilização de poderes para operadores secundário e atendimento segmentado por faixa de faturamento que contribuam com o crescimento desse público”, detalha Floriano.

Organizador Financeiro é diferencial para PJ – O Sicredi inovou e oferece ao público PJ, em especial às Micro, Pequenas e médias Empresas, uma solução que faz a Gestão Financeira Empresarial, automatizando os processos de conciliação e proporcionando uma visão completa da área financeira da empresa. Os recursos do Organizador centralizam de maneira automática atividades como Controle de Receitas e Despesas, Fluxo de Caixa e Plano de Contas, Agendamento de Contas a Pagar, Emissão de Boletos de Cobrança, Notas Fiscais e Extratos Unificados, além do acompanhamento das metas financeiras.

“Oferecemos o Organizador Financeiro, que possibilita ao empreendedor focar no crescimento de seu negócio de maneira sustentável e planejada e nos diferencia dos demais sistemas cooperativos e nos coloca lado a lado com os principais players de mercado que ofertam ferramenta semelhante”, afirma. “Tudo isso com emissão de relatórios confiáveis e em um só lugar. Por meio do uso da inteligência artificial, a ferramenta permite a automatização e a centralização de atividades relacionadas à área de finanças, através do consentimento do compartilhamento de informações pelo Open Finance”, destaca o consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste.

As pessoas jurídicas ainda têm acesso a uma série de facilidades que beneficiam o negócio e estimulam o crescimento, como soluções de crédito, financiamentos, câmbio, investimentos, meios de pagamento e recebimento, soluções de segurança financeira e patrimonial, folha de pagamentos, entre outros.

“Enquanto instituição financeira cooperativa, buscamos auxiliar no crescimento desses negócios com um posicionamento próximo, atuação consultiva e a oferta de soluções que de fato atendam às suas necessidades”, conclui José Almeida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here