Secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, apresenta números de gestão fiscal do 1º quadrimestre, e destaca superávit

0

Nos quatro primeiros meses de 2021, Estado registrou um superávit de R$ 2 milhões

O secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, apresentou o relatório de gestão fiscal do 1º quadrimestre de 2021 à Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, na última sexta-feira (28). A reunião ocorreu de forma remota, e foi transmitida ao vivo no canal do Youtube da Alepe, onde o secretário destacou o superávit de R$ 2 milhões no quadrimestre, além de um aumento de quase 17% na arrecadação do ICMS. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da comissão de finanças, Aluísio Lessa, os deputados Diogo Morais, Isaltino Nascimento, João Paulo e Henrique Queiroz, entre outros.

Em sua apresentação, Padilha iniciou com um resumo do cenário Macro-Econômico brasileiro, abordando dados do PIB, IPCA e dólar, pois eles afetam de forma direta as contas do estado de Pernambuco. Para alcançar um crescimento econômico, o secretário destacou a importância da vacinação “Não é apenas uma questão nacional, é uma questão de mercado internacional”, comentou.

Décio acrescentou que o estado de Pernambuco obteve o melhor resultado de despesa líquida fiscal dos últimos 20 anos com 43,20%. Já sobre os gastos do estado no combate ao Covid-19, ele menciona que houve um aumento significativo de 15,3% em relação a 2020. Com a necessidade diariamente de leitos na UTI e gastos na enfermaria com recursos do estado dá aproximadamente 170 milhões por mês.

Outro ponto importante abordado na apresentação foi a dívida pública do estado. De acordo com Padilha, o estado de Pernambuco está pouco endividado com apenas 40,1%, “significa que a próxima gestão que vai assumir a partir de janeiro de 2023 vai pegar o estado com quase nenhum endividamento”, destacou.

Ao final do encontro foi iniciada uma rodada para perguntas e/ou comentários feitos pelos presentes, onde Padilha foi bastante elogiado pelos resultados. “Quero parabenizar o secretário não apenas pela forma de apresentar, mas por todo o esforço que a gente pode até testemunhar do seu trabalho e do trabalho da sua equipe”, comentou o deputado Henrique Queiroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here