Iniciativa busca orientar a sociedade para a prevenção de acidentes. Em 2021, houve acréscimo de 30% nos acidentes de trabalho
A IV Semana de Conscientização de Cuidado com as Mãos, promovida pelo Instituto Help Your Hands, foi lançada nesta segunda (6) e segue até o sábado (11), com uma série de ações presenciais e virtuais, destinadas a prevenção de acidentes e lesões. A abertura foi feita por Etelvina Vaz, presidente da entidade e médica especialista em Cirurgia da Mão, em solenidade no Salão Nobre do Real Hospital Português.
Médicos e especialistas dos setores de Saúde, Dermocosméticos e das Artes participaram do primeiro dia de atividades. Com o debate “Mãos que Conectam”, dirigido por Etelvina Vaz, juntamente com a radiologista Cláudia Fontan, a dermatologista Patrícia Guimarães e o advogado Erick Castelo Branco – embaixador do Instituto, foram apresentadas as medidas essenciais para evitar acidentes nas mãos e punhos, como o uso correto dos EPI’s – equipamentos de proteção individual.
“No Brasil, a cada dois minutos, uma mão é lesada. É um índice alarmante, mas que pode ser reduzido significativamente. A partir de simples condutas e orientações, é possível evitar até 90% dos casos e reverter essa realidade caótica de saúde pública”, revela a cirurgiã.
Na sequência, o evento abriu espaço para a Exposição Itinerante Mãos na Vida, com obras que retratam os sete segmentos de atuação do Instituto Help Your Hands: Artes, Esportes, Vida, Mulher, Homem, Criança e Amor. Outro destaque ficou por conta de uma apresentação especial da Orquestra Criança Cidadã. O projeto atua na profissionalização instrumental de 400 crianças e jovens carentes, que lidam com as habilidades manuais.
Nesta terça-feira (7), Etelvina Vaz fala ministra a palestra “Prevenção de Acidentes e Lesões” para a equipe de Cirurgia da Mão do Hospital Getúlio Vargas. No encontro, profissionais da área discutirão alternativas para melhoria dos atendimentos as vítimas de incidentes domésticos e de trabalho. De acordo com a médica, nosso país ocupa a quarta colocação mundial em acidentes de trabalho. Os mais frequentes são cortes, fraturas, queimaduras ou até ocorrências mais graves, como a perda de movimentos de um ou mais dedos.
Em seguida, o embaixador do Help Your Hands, professor Pedro Falcão comanda a mesa redonda Mãos da Geração, com o tema “Prevenção é prioridade”. O bate papo terá a participação do secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, André Longo e da reitora da UPE, Socorro Cavalcanti. O evento acontece na quinta-feira (9), na Reitoria da UPE, com transmissão ao vivo no canal da universidade, no Youtube.
Já a programação do dia 10 leva orientação profissional, abordando os benefícios e as formas de proteger as mãos, para as bailarinas integrantes do projeto de arte-educação Aria Social.
O encerramento da IV Semana de Cuidado com as Mãos será dedicado ao artista plástico Francisco Brennand, que também é patrono do Instituto. Isso porque, o dia 11 de junho marca o aniversário de Brennand, em que a Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei que institui a data como o Dia Estadual de Cuidados com as Mãos.
Essa é uma das relevantes conquistas do Help Your Hands. Em homenagem, Etelvina Vaz, divulgará um relato honroso sobre a história e a parceria construída com o artista.
Atividades
6 de junho, às 10h: Solenidade de abertura;
7 de junho, às 8h: Palestra Prevenção de Acidentes e Lesões;
9 de junho, às 9h: Mesa redonda Mãos da Geração;
10 de junho, às 9h: Plano de orientação profissional, no projeto Aria Social;
11 de junho: Homenagem ao artista plástico Francisco Brennand, patrono do Instituto Help Your Hands.