Sesc promove concerto com grandes nomes da música clássica de Pernambuco

0

Ação do Sesc Nacional visa promover projeto de biblioteca virtual de partituras e obras musicais com acesso gratuito

Possibilitar ao público a ampliação da vivência musical, esse é o objetivo do Sesc Partituras, projeto nacional do Sesc que consiste em acervo de música composto por partituras digitais e obras transcritas. No circuito de divulgação do site, a instituição tem realizado um ciclo de apresentações intitulado “Concertos Sesc Partituras” em parceria com as unidades espalhadas pelo Brasil. A próxima edição acontece nesta quarta-feira (29) a partir das 19h no canal do Youtube do Sesc Nacional e é produzida pelo Sesc Casa Amarela.

Na ocasião, apresenta-se o Quarteto de Trombone, formado pelos trombonistas Nilsinho Amarante, Flávio Souza, Marcone Túlio e Thomas Barros. Neste concerto, o grupo se dedica a interpretar as obras dos compositores Marlon Barros, Tom k, Jean Marcio e Clailton França. Todos têm em comum o desenvolvimento de parte das carreiras artísticas e produções musicais no estado da Paraíba, com a produção de música de câmara seja para trombone solo, duo, trio, quarteto e outras variações instrumentais.

“Como no Brasil, geralmente, é possível entender muito da história do trombone através da análise de repertório, dos (as) compositores (as) e da habilidade musical de seus/suas intérpretes, o Sesc Pernambuco oferece também, com o concerto, a oportunidade de ampliar a divulgação das obras de Marlon Barros, Jean Marcio, Tom K e Clailton França”, conta a professora de música do Sesc Cristina Barbosa.

Todas as obras apresentadas no concerto constam com as partituras disponibilizadas integralmente na plataforma do Sesc Partituras. O site disponibiliza o acesso gratuito às peças musicais através de um sistema de busca coerente com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical.

Sobre os músicos

Nilsinho Amarante – atua como arranjador musical, compositor e coordena o Quarteto de Trombone. Além disso, é músico trombonista da Banda Sinfônica do Recife e toca no DuoFrevando em parceria com a pianista Maria Aída Barroso. Atualmente também é Pós-graduando em Práticas Interpretativas em Música Popular com ênfase no frevo (IFPE campus Recife).

Flávio Souza – atua como sargento trombonista da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste e da Transversal Frevo Orquestra, além de trabalhar como compositor e arranjador musical.

Marcone Túlio – atua como 1° trombonista da SpokFrevo Orquestra, trabalha como arranjador musical e professor de Artes de Escola Professor Estevão Pinto.

Thomas Barros – atua como trombonista baixo da SpokFrevo Orquestra e professor de música/instrumento no projeto social Orquestra Criança Cidadã.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde.

Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Concerto Sesc Partituras com o Quarteto de Trombone

Data: 29/09

Horário: 19h

Transmissão no Youtube do Sesc Nacional

Classificação: Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here