Sopro no coração: cardiologista alerta sobre doenças silenciosas

0
Cardiologista Dr. Heitor Medeiros

Cerca de 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes, sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal

O sopro no coração não é uma doença, mas sim um ruído que o médico ouve quando ausculta o coração de um paciente. Este ruído pode ser tanto inofensivo como indicativo de doenças mais graves. Causado por alterações no fluxo de sangue dentro do coração. Por isso, a patologia tem chamado atenção a população, principalmente em tempos de pandemia, pois pode ou não exigir um tratamento.
O sopro patológico é quando há uma doença estrutural no coração que pode ser congênita ou adquirida. Normalmente o médico cardiologista consegue diagnosticar através do exame físico e métodos complementares. Por isso, a importância de realizar consultas regulares e manter a saúde em dia.

Nosso coração tem duas valvas que servem pra receber o sangue do corpo e do pulmão e mais duas valvas que mandam sangue pro pulmão e pra todo corpo. Quando essas valvas não abrem bem ou não fecham bem podem dar repercussão no organismo.

Segundo o médico cardiologista e hemodinamicista, Dr. Heitor Albanez, a causa mais comum é a febre reumática em que o sangue passa com uma certa dificuldade na válvula, normalmente em excesso, e é por essa alteração que o médico cardiologista consegue identificar na ausculta durante consulta de rotina”, explica, acrescentando que o cuidado com as doenças cardiovasculares devem ser redobradas por serem as doenças que mais estão matando durante a pandemia.

O sopro patológico adquirido também aumenta com a idade. Já que as patologias valvares também estão correlacionadas com o envelhecimento, sendo de fundamental importância o checkup de rotina cardiológico nessa população.

SERVIÇO:
MedInterv/ Real Cardiologia
Onde: Real Hospital Português – Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu, Recife – PE.
Instagram: @medinterv
Fone : (81) 3416-8061/ 982128060 / 98212 8060 (Whatsapp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here