Três equipes pernambucanas foram classificadas para a fase nacional do Torneio de Robótica

0
Foto: Leo Motta/Sistema FIEPE

Unity, do SESI Escada, Kyrios Lego, do SESI Araripina e Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão (Recife), foram as classificadas do Estado. Também foram classificados os times Robomac e Cambtec, ambos do SESI de Alagoas

Após dias intensos de competições, trabalho em equipe e muito aprendizado durante a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, cinco times do Nordeste foram classificados para a fase nacional, incluindo três de Pernambuco: Unity, do SESI Escada, Kyrios Lego, do SESI Araripina e Visão-Elétronsbot, do Colégio Visão (Recife). Também foram classificados os times Robomac e Cambtec, ambos do SESI de Alagoas. O evento aconteceu nos dias 1° e 2 de abril, no SESI Paulista, e reuniu cerca de mil pessoas, entre competidores, familiares e visitantes. Ao todo, participaram 26 equipes de escolas públicas e privadas pernambucanas e dos estados de Alagoas e da Paraíba.

O torneio desafiou estudantes de 9 a 16 anos a desenvolverem projetos para repensar um caminho a seguir e inventar o futuro do transporte e da logística, temas da temporada do FLL, batizada de “Cargo Connect”.  A etapa nacional acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Classificada para a etapa nacional, a equipe Unity, composta por seis alunos do SESI Escada, identificou que a queda da cana de açúcar dos caminhões durante o trajeto entre o campo e a usina pode representar uma perda de 8% da carga total, o equivalente a um prejuízo de cerca de R$ 15 mil mensais para as usinas. Para solucionar essa questão, os jovens criaram o “Mecanic”, que é a junção de um mecanismo e de uma rede. O equipamento funciona a partir de dois braços que ficam localizados nas laterais dos caminhões e, através de um sistema de catracas, realizam um movimento de coberta, como se tivessem, de fato, cobrindo a carroceria – sem limitar a carga.

Em seu primeiro ano no Torneio de Robótica, o integrante da Unity Eduardo Oliveira, de 15 anos, destacou que, além do prejuízo financeiro, a queda da cana de açúcar nas rodovias também poderia causar acidentes. Para ele, o tema deste ano foi bastante pertinente, uma vez que está totalmente associado ao dia a dia de toda a sociedade. “Seja em uma compra online ou no transporte de alguma comida, o transporte e a logística estão presentes em, praticamente, tudo na nossa vida. Antes, eu pensava que a logística era voltada apenas para o transporte da indústria até o consumidor, mas vai muito além disso”, contou Eduardo.

Já a equipe Robomac, de Alagoas, decidiu seguir com a problemática do transporte de carga refrigerada. Após visitarem fábricas de baús refrigerados para caminhões, o time, composto por seis integrantes, descobriu que, para o condutor monitorar a temperatura do baú, ele precisa sair da cabine do veículo, pois não há avisos para alertá-lo sobre a mudança na temperatura. Integrante da equipe, Kawane Prates, 14, explica que, dessa forma, a empresa tem grandes chances de perder a carga. “Depois de algumas pesquisas, descobrimos que, em geral, cerca de 18% das cargas são perdidas. E, dependendo do produto, é necessária uma temperatura ideal, como, por exemplo, as vacinas”, esclareceu.

Pensando nisso, os jovens criaram um termômetro com visualização em tempo real da cabine do condutor. O termômetro fica no baú do caminhão e, na cabine, é instalado um visor para que o motorista não precise sair para monitorar a temperatura. Além disso, o equipamento emite sinais sonoros e visuais, mas sem atrapalhar o trânsito, uma vez que funcionam de forma intervalada.

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo agradeceu a participação e o empenho de todos os envolvidos: voluntários, técnicos, juízes e alunos. “Sabemos que uma competição como essa vai muito além de ganhar ou perder. É uma grande oportunidade de aprender sobre esforço, dedicação, autoconfiança e espírito esportivo. Por isso, tenho certeza de que vocês levarão esses dois dias para a vida de vocês”, afirmou a gestora.

Durante a cerimônia de encerramento, além dos troféus entregues às três primeiras equipes classificadas para a fase nacional, também foram realizadas premiações em categorias oficiais e não-oficiais. Foram elas “Técnico Destaque”, “Desafio do Robô”, “Design do Robô”, “Projeto de Inovação”, “Core Values”, “Anjo Destaque”, “Juiz Destaque”, “Estrela Iniciante” e “Desempenho do Robô”. Além dessas premiações, todos os participantes receberam medalhas de participação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here