TV Pernambuco estreia sábado (02) TV Direitos Humanos

0

O programa é realizado numa parceria com a Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

A Liberdade de Expressão e a Liberdade de Imprensa como importantes pilares da democracia serão temas na estreia, neste sábado (02), às 19h, do Programa TV Direitos Humanos (TVDH), transmitido pela TV Pernambuco, numa parceria com  Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, produzido pelo Projeto de Extensão EducomDH – Escola de Educomunicação e Direitos Humanos da Unicap.

Apresentado pelo professor, jornalista e cientista político Juliano Domingues, o TVDH recebe Aquiles Lopes, jornalista e mestre pela UFPE. Nos últimos anos, ele tem se dedicado ao estudo da violência contra comunicadores e está lançando um documentário sobre o assunto. O programa também conta com a análise e participação do professor e advogado Manoel Moraes, que também é  cientista político.

Na reportagem de abertura, a repórter Isadora Cavalcanti apresenta dados que demonstram que, no Brasil, os ataques à imprensa e aos jornalistas cresceram nos últimos dois anos, segundo dados de duas organizações ligadas ao Jornalismo. No quadro Fala, povo!, o repórter Micael Morais perguntou: você confia na imprensa? E no Educar para os Direitos Humanos, os convidados respondem a uma dúvida do público trazida pela repórter Marília Melo.

TVDH – é um programa idealizado para propagação de direitos humanos que teve início em 2009 e foi um marco para a Cátedra Dom Helder de Direitos Humanos. A iniciativa é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) através do programa University Educantion Twinning and Networking Scheme (UNITWIN). O UNITWIN foi lançado em 1992 e passou a integrar um esforço internacional de Educação em Direitos Humanos.

O programa visa estimular a produção de conteúdo jornalísticos à luz dos Direitos Humanos a fim de qualificar ainda mais a formação dos estudantes de Jornalismo à medida que eles têm acesso a uma pluralidade de temáticas. Ao mesmo tempo, exercitam as técnicas jornalísticas em suas rotinas de produção.

Hoje, o Programa TVDH trata-se de uma ação conjunta com a Escola de Comunicação e o Curso de Jornalismo da Unicap, com realização do projeto de extensão Escola de Educomunicação e Direitos Humanos e o apoio da Cátedra Luiz Beltrão.

Serviço:

 Sinal digital da TV Pernambuco: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1.

Transmissão online no  tvpe.tv/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here