Uma manhã para cuidar de quem cuida, em Jaboatão

0
Foto: Leandro de Santana/PMJG

O “Cuidar de quem cuida” é um dos programas criados pelo Comitê de Políticas Públicas Sociais, coordenado pela primeira-dama do município, Andrea Medeiros

Foi com muitos sorrisos, acolhimento e empatia que foram recebidas as mães que participaram da ação “Cuidar de quem cuida”, neste sábado (24), no CEMEI Lígia Araújo de Oliveira, em Barra de Jangada. As 200 mães e cuidadoras – inscritas previamente, nas unidades educacionais de Piedade, Candeias e Barra de Jangada – aproveitaram o dia com cuidados com a saúde e bem-estar. Avaliação clínica, atendimento odontológico, psicólogo para escuta espontânea, vacinação, massagem, design de sobrancelhas, cabeleireiro, dentre outras muitas atividades foram ofertadas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O “Cuidar de quem cuida” é um dos programas criados pelo Comitê de Políticas Públicas Sociais, coordenado pela primeira-dama do município, Andrea Medeiros.

O primeiro momento do dia teve música, dança e muita animação. Em seguida, houve o encaminhamento para os serviços. Mãe do pequeno Micael, de dois anos e diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Jaqueline Ferreira chegou cedo. Fez tranças nos cabelos, limpeza de pele e sobrancelhas. “No dia a dia não tenho tempo de fazer essas coisas. É muito legal ter um dia assim, para a gente”, comemorou.

A superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lauriceia Tomaz, destacou que este é justamente um dos objetivos do programa, que está em sua quarta edição. “Em cerca de 80% das famílias com pessoas com deficiência, a cuidadora é a mãe. E em meio aos compromissos de mãe, ela muitas vezes esquece de se ver como mulher. Então, um dia como hoje, quando ela pode receber essa atenção, é muito importante para elevar a autoestima e fortalecer o vínculo social. Costumamos sempre lembrar que uma mãe fortalecida representa uma criança fortalecida”, relatou.

Adriana Tavares tem sete filhos. Esteve na ação com João, 16 anos, adolescente com TEA, e a caçula Ohana Ayla, de 4 meses. João participou das atividades ao lado da mãe, atualizou a caderneta de vacinas e passou pela avaliação odontológica. Adriana também cuidou da saúde, mas aproveitou mesmo as atividades de relaxamento e beleza. “Vou passar por quase todos os atendimentos, clínico, cabelo, maquiagem, massagem. É a primeira vez que participo. Sempre recebo o convite, mas acaba aparecendo um imprevisto e não compareço. Hoje eu disse, eu vou! E está sendo muito bom” , contou satisfeita.

O “Cuidar de quem cuida” abriu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, cujo tema deste ano é “Nossa história: quem somos e o que fazemos?”. A programação ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência e segue até o dia 31 de agosto, com a participação de órgãos públicos municipais, instituições e organizações da sociedade civil. Seminários, rodas de conversa, ações de sensibilização e sessão de cinema acessível integram a programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here