A formação, chancelada pela organização reconhecida internacionalmente, AHA (American Heart Association), prepara os profissionais para intercorrências cardiovasculares, a exemplo de parada cardiorrespiratória, arritmias diversas, acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio
Um grupo de 25 alunos, entre médicos cooperados e corpo clínico do Hospital Unimed Petrolina (HUP), concluiu, no último domingo (07), em Petrolina, o curso de Formação Teórico e Prático em ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) ou SAVC (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular).
A formação, chancelada pela organização reconhecida internacionalmente, AHA (American Heart Association), prepara os profissionais para intercorrências cardiovasculares, a exemplo de parada cardiorrespiratória, arritmias diversas, acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio. Com uma carga horária de 16 horas, os participantes utilizaram manequins e simuladores de arritmia para proximidade de situações reais e testaram habilidades básicas, incluindo compressões torácicas eficazes, uso de um dispositivo de bolsa-máscara e de um desfibrilador externo automático (DEA).
Segundo o médico cardiologista José Roberto Rocha, o curso representou uma ótima oportunidade para aprimorar as habilidades e capacidade de tomada de decisões clínicas, visando salvar pacientes dentro dos algoritmos das organizações mais atualizadas do mundo. De acordo com Philipe Barros, um dos instrutores do centro de treinamento da Rede de Ensino Curem, os participantes também concluem a formação com uma visão global bem mais ampla. “Focamos na importância da comunicação, do trabalho em equipe de alto desempenho e liderança, ensinando como liderar e coordenar um time de ressuscitação de forma eficaz em situações de alta pressão”, concluiu.