Webinário sobre o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência nas escolas, alcança mais de 2 mil visualizações simultâneas

0

Foram dois dias de palestras que discutiram a atuação dos programas Olhar para as Diferenças e BPC e as estratégias de intersetorialidade das políticas de assistência social, saúde, educação e esportes e justiça e direitos humanos

Durante os dois dias, o webinário “Entre Olhares: As crianças com deficiência e a Escola”, alcançou mais de 2 mil visualizações simultâneas. O encontro online, que aconteceu no canal do Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), reuniu profissionais do Estado e municipal das políticas da assistência social, saúde, educação e esportes e justiça e direitos humanos para discutir as estratégias de inclusão e permanência escolar de crianças com deficiência e a atuação dos programas BPC e Olhar para Diferenças. 

Durante a abertura, o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, destacou a importância da intersetorialidade entre as áreas na busca por resultados mais eficientes. Para o gestor, o desafio é coletivo, então o olhar dos profissionais deve ser intersetorial. “Sempre que trabalhamos de forma integrada, encontramos mais efetividade. Precisamos ser sempre capazes de ouvir e construir juntos as políticas públicas. E os programas que norteiam este webinário nasceram de forma intersetorial e por isso que eles avançam tanto, e é assim que vamos caminhar”, afirmou. 

Na programação, houve palestras com as temáticas: “O universo das crianças com deficiência: direitos e convívio escolar, familiar e comunitário”, “A intersetorialidade como diferencial para o desenvolvimento da Primeira Infância das crianças com deficiência”, “O Programa BPC na Escola e o papel das Políticas Públicas de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos”, “O Programa Olhar para as Diferenças” e “Programa Olhar para as Diferenças e BPC na Escola: olhares conjuntos para as crianças com deficiência”. As transmissões estão salvas no perfil da SDSCJ no Youtube e disponibilizadas para o público em geral. 

Conheça os programas

O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Trata-se de uma estratégia intersetorial nas três esferas de governo das Políticas de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos. 

O Programa Olhar para as Diferenças visa consolidar e sistematizar ações intersetoriais que assegurem o acesso das crianças com deficiência à rede de Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da articulação entre o Governo do Estado, municípios e famílias envolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here