Estudos apontam que pessoas sedentárias e com excesso de peso têm maior probabilidade a desenvolver o câncer de próstata, como também outras doenças.
O câncer de próstata segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é considerado um câncer da terceira idade, cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, e pode ocorrer por diversos motivos, estudos apontam que pessoas sedentárias e com excesso de peso têm maior probabilidade a desenvolver o câncer de próstata como também outras doenças.
“É importante ressaltar que o exercício físico traz diversos benefícios e pode ser utilizado de forma preventiva com o seu acúmulo crônico ao longo da vida, como também de forma terapêutica para auxiliar durante o processo de tratamento com o intuito de reverter ou prevenir alguns possíveis colaterais da doença e do tratamento, proporcionando um melhor funcionamento do corpo”, explica Carlos Eduardo, coordenador geral do Instituto do Movimento.
Com isso, a prática de exercício físico desde a infância é o mais recomendado para diminuir a probabilidade de vir a desenvolver o câncer de próstata. Recomenda-se a orientação de um profissional de educação física especializado para auxiliar nas atividades. “Independente de qual seja a atividade, o mais importante é se movimentar seja corrida, bicicleta, caminhada, funcional, musculação ou prática de esportes”, conclui.
O Instituto do Movimento fica localizado na R. Gonçalves de Magalhães – Imbiribeira, dentro do Recife Tênis Clube.