Centenário de Paulo Freire é destaque na TVPE

0

Emissora preparou programação especial dedicada ao educador  pernambucano

No mês comemorativo ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a TVPE preparou uma programação especial. No sábado (18/09), o programa Giro Nordeste traz  entrevista, às 19h, com a educadora Fátima Freire, filha de Paulo Freire. No mesmo dia, às 22h, o será exibido o documentário inédito “Paulo Freire – 100 anos”.

No domingo (19/09), às 12h, dia que estaria completando  100 anos, a emissora exibe o documentário “40 Horas na Memória”. Em seguida, a emissora estreia o documentário inédito “Fonemas da Liberdade”, um filme realizado a partir de materiais de arquivo coletados por seis outros cineastas sobre o trabalho de alfabetização promovido por Freire. Ainda durante a programação serão exibidas “pilulas”  da Bienal de Pernambuco sobre o educador.

No início da década de 1960, Paulo Freire dirigiu, no Rio Grande do Norte, um programa piloto de alfabetização de adultos chamado “As 40 Horas”. Angicos, uma pequena cidade no coração do estado nordestino, foi a primeira selecionada para desenvolver ali a pedagogia freireana que, com os Círculos de Cultura, o atual patrono da educação brasileira trazia de Recife (PE).

Há 50 anos, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciou essa experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos, com o Projeto 40 Horas de Angicos de Freire. Para resgatar essa experiência, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural  do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário 40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angicos (RN), tendo como protagonistas 19 ex-alunos, hoje com idade acima de 70 anos. Filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013, o documentário é ambientado nas residências de cada um dos participantes.

Já o filme “Fonemas da Liberdade”  foi integralmente produzido com imagens e entrevistas antigas. O conteúdo foi se estruturando a partir de materiais coletados por seis outros cineastas e em conversas com eles, assim como com vários dos protagonistas: coordenadores e ex-alunos. O resultado é um documentário de 28 minutos que explora a experiência de Angicos e sua importância para o Brasil hoje.

SERVIÇO:

Especial do centenário de Paulo Freire

Fátima Freire, no Giro Nordeste

Quando: Sábado (18), às 19h.

 

Documentário produzido pela TV Cultura em homenagem aos 100 Anos de Paulo Freire .

Quando: Sábado (18), às 22h.

 

Documentário inédito “Paulo Freire – 100 anos”

Quando: Sábado (18), às 22h.

 

Filme 40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angicos (RN) e Filme “Fonemas da Liberdade”

Quando: Domingo (19), às 12h

 

Sinal digital da TV Pernambuco: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1.

Canal do Youtube youtube.com/tvpernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here