“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: A obsessão pela perfeição

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A obsessão pela perfeição

Oscar D’Ambrosio

A obsessão pela perfeição na arte pode levar a diversas manifestações patológicas. Esse é um dos temas do filme “Suspíria”, de Luca Guadagnino, nova filmagem do clássico do terror italiano de 1977, de Dario Argento. Muito mais do que uma releitura, temos aqui uma nova maneira de conceber aonde a busca pelo inatingível pode levar.

O enredo traz uma jovem bailarina americana (Dakota Johnson, que começa a obra em tom angelical para assumir uma sensualidade que se se transforma em ferocidade) que consegue estudar em uma prestigiada escola de balé da Berlim oriental, um microcosmos em que as percepções de realidade e ficção vão progressivamente se mesclando e se perdendo.

A forte presença de Tilda Swinton em três papeis (duas mentoras da escola, uma que busca o limite das pupilas e outra envolvida em rituais sádicos, além do terapeuta que perdeu a esposa nos conflitos entre as duas Alemanhas) reforça o conceito de que o filme é mais para ser sentido do que racionalizado.

As cenas mais impressionantes são as dos ensaios de uma peça chamada “Volk”, que literalmente exige das bailarinas que mergulhem em suas entranhas, onde quaisquer limites são derrubados. Muito além de se pensar em bruxas ou magia, o filme mostra quão doentia pode ser a arte quando se propõe a ser visceral sem um preparo psicológico acurado.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here