“Cinema, o retrato da vida”, por Oscar D’Ambrosio, hoje apresentando: Combatendo o sistema

0
Oscar D'Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Por Oscar D’Ambrosio

Lutar contra o sistema sempre é um grande desafio. E obter vitórias é uma tarefa quase impossível. Enfrentar grandes corporações geralmente envolve longas batalhas judiciais e sucessivas manobras que envolvem dificultar o acesso aos dados e postergar ao máximo todos os processos judiciais que envolvam assuntos nos quais não se deseja tocar.

O diretor Todd Haynes, no filme “O Preço da Verdade – Dark Waters”, conta a história verídica do advogado Robert Bilott, que, ao comprovar cientificamente que a empresa Du Pont lançou elementos contaminantes em rios, matando inicialmente animais e, em seguida, levando milhares de pessoas a desenvolverem câncer, moveu ação contra a gigante química.

O filme consegue mostrar as dificuldades de uma empreitada com essas características. As estratégias dos advogados são mostradas com bastante precisão e de maneira acessível ao leigo, que vai, fala após fala, percebendo as dificuldades de fazer as perguntas certas, mas consideradas erradas pelo sistema, para as pessoas com a responsabilidade de respondê-las.

O maior ensinamento que essa história real deixa está na importância de ser constante e de buscar sempre fundamentação científica para todas as melhores decisões estratégicas. Bilott, nesse sentido, obtém sucesso por conseguir comprovar, com exames de reconhecida competência, os males causados pelo mau uso irresponsável de produtos químicos.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here