Como a cannabis pode ser utilizada na saúde mental com responsabilidade e supervisão médica

0
Foto: Cannabis e Saúde

Uma das principais vantagens da cannabis medicinal é sua ação natural no organismo, proporcionando alívio dos sintomas sem os efeitos colaterais severos frequentemente associados a outros medicamentos

O uso da cannabis como alternativa terapêutica no tratamento de transtornos de saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões médicas. Estudos e práticas clínicas demonstram que seus compostos, como o canabidiol (CBD), apresentam benefícios para condições clínicas como ansiedade, insônia e transtorno de estresse pós-traumático, entre outros.

A cannabis medicinal se destaca pelo seu potencial de aliviar sintomas de maneira segura quando aplicada sob orientação médica. “Os compostos da cannabis, como o CBD, tem propriedades que ajudam a regular o sistema nervoso, relaxando o impacto de sintomas emocionais intensos. É uma abordagem inovadora e promissora”, explica Maria Klien, psicóloga e especialista em medos e ansiedade.

Uma das principais vantagens da cannabis medicinal é sua ação natural no organismo, proporcionando alívio dos sintomas sem os efeitos colaterais severos frequentemente associados a outros medicamentos. Além disso, ela pode ser integrada aos tratamentos já existentes, potencializando resultados e garantindo mais qualidade de vida aos pacientes.

O uso medicinal da cannabis é baseado em evidências científicas e personalização do tratamento. Isso significa que cada paciente é avaliado de forma individual, garantindo que a aplicação seja eficaz e segura”, reforça Maria Klien. O manejo adequado inclui dosagens controladas e acompanhamento contínuo e controle da procedência e pureza da planta, fatores que tornam o tratamento mais confiável.

Outro ponto importante é o impacto positivo da cannabis em quadros de insônia e desequilíbrios emocionais, contribuindo para a recuperação de padrões saudáveis de sono e para a redução do cansaço mental. De acordo com Maria Klien, “os efeitos terapêuticos podem transformar a vida de muitas pessoas, devolvendo-lhes bem-estar,   funcionalidade e autonomia”.

A cannabis medicinal surge, portanto, como uma alternativa cada vez mais valorizada pela ciência e pela comunidade médica. Com um acompanhamento adequado, ela possibilita avanços no cuidado com a saúde mental, ampliando opções de tratamento para melhorar a vida de quem convive com transtornos psicológicos.

Sobre Maria Klien

Maria Klien exerce a psicologia, se orientando pela investigação dos distúrbios ligados ao medo e à ansiedade. Sua atuação clínica integra métodos tradicionais e práticas complementares, visando atender às necessidades emocionais dos indivíduos em seus universos particulares. Como empreendedora, empenha-se em ampliar a oferta de recursos terapêuticos que favorecem a saúde psíquica, promovendo instrumentos destinados ao equilíbrio mental e ao enfrentamento de questões que afetam o bem-estar psicológico de cada paciente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here