Dia Mundial da Voz: entenda a importância de manter uma voz saudável

0
Dra. Ana Maria Correia, otorrino do HOPE - Núcleo de Rinite, e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

Estima-se que o número de casos novos de câncer de laringe esperados no Brasil, para o ano de 2021, será de aproximadamente 8.000 casos 

A voz é uma das formas mais poderosas de expressão pessoal, seja em uma conversa ou cantando, a pessoa revela muito de si mesmo através da sua voz. Diante de tamanha importância, foi criado o Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril. O objetivo  é conscientizar a população sobre a importância da voz e os cuidados necessários para a sua preservação, além da conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INC), estima-se que o número de casos novos de câncer de laringe esperados no Brasil, para o ano de 2021, será de aproximadamente 8.000 casos, sendo o país um dos maiores no número de casos de câncer de laringe no mundo. “Infelizmente, grande parte desses casos acabam sendo fatais, apesar de as chances de cura superarem 90%, se o mesmo for detectado em estágios iniciais”, comenta a otorrino do HOPE – Núcleo de Rinite –   e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, Dra. Ana Maria Correia. 

Diante disso, a avaliação de alterações vocais com o médico otorrinolaringologista é imprescindível para o diagnóstico precoce das doenças da laringe. Após o exame adequado, feito pelo médico, e o diagnóstico da patologia causadora da alteração vocal, vários tratamentos podem ser propostos; e na maioria das vezes é necessária avaliação e acompanhamento em conjunto com o profissional fonoaudiólogo.

Os tratamentos podem incluir desde medicação, fonoterapia e/ou cirurgia. Mas, vale a pena lembrar que evitar fatores predisponentes para doenças na laringe, como tabagismo e excesso de bebida alcoólica, além de bons hábitos como ingestão adequada de água e cuidados com a alimentação, são de grande importância para a manutenção da saúde vocal.

Ainda de acordo com a Dra. Ana Maria, praticamente todas as profissões que demandam relacionamento pessoal, ao vivo ou por telefone, exigem esforço vocal e seu exercício torna-se inviável caso a voz da pessoa não apresente boa qualidade, por isso, é importante ficar atento. Podem também consideradas alterações na voz, a rouquidão, a soprosidade, tensão, voz mais agudizada ou grave. “As alterações na voz estão, em grande parte, relacionadas às pregas vocais, podendo ser dos mais variados tipos de patologias, tanto benignas, quanto malignas”, explica.

SERVIÇO:

Núcleo de Rinite

Endereço: Hospital Hope – Rua Francisco Alves, 887, Ilha do Leite

Instagram: @nucleoderinite

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here