Especialista explica como acelerar a recolocação no mercado de trabalho

0
Bruno Cunha, consultor de Carreira e Headhunter

De acordo com Bruno Cunha, para começar, entender como se é reconhecido pelo mercado, desenvolver um networking apropriado, elaborar um currículo eficiente, além de se preparar para uma entrevista, são pré-requisitos importantes para uma nova fase

Além da crise econômica dos últimos anos, a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus causou uma grande transformação no mercado de trabalho. Por conta da escassez de vagas, muitos profissionais não acreditam mais ser possível retornar ao mercado de trabalho, já que a demanda atual é maior que a oferta. Nesse sentido, para vencer a concorrência e sair do status de desempregado, é preciso tomar alguns cuidados importantes.

Pra começar, entender como se é reconhecido pelo mercado, desenvolver um networking apropriado, elaborar um currículo eficiente, além de se preparar para uma entrevista são pré-requisitos importantes para uma nova fase. “Em via de regra, a recolocação profissional é uma estratégia adotada para estabelecer ações com o objetivo de retornar ao mercado de trabalho, mudar totalmente de carreira ou simplesmente buscar um emprego diferente. Por isso, é indispensável entender qual o seu objetivo para determinar os próximos passos”, explica o consultor de Carreira e Headhunter, Bruno Cunha.

Para isso, será necessário levar em consideração alguns aspectos, como pretensões pessoais além dos objetivos profissionais. Afinal, é preciso avaliar as oportunidades do mercado, entender em que posição se está em relação aos concorrentes e, finalmente, se preparar adequadamente para conquistar a vaga pretendida. Mas, se engana quem acredita que as novas oportunidades de emprego estão atreladas ao volume de vagas disponíveis ou apenas na candidatura à essas oportunidades.

Identifique seu perfil profissional

O tempo longe do mercado de trabalho pode impedi-lo de reconhecer quais os cargos ou salários se aderem melhor ao seu perfil. Nesse sentido, é possível fazer uma análise eficiente do seu grau de empregabilidade aumentando as probabilidades de criar novas oportunidades. Vale lembrar que reduzir a perda de tempo e priorizar a recolocação de maneira segura é o que mais importa nesse momento.

“Estar fora do mercado de trabalho deve ser encarado como uma oportunidade de reconhecer como está sua carreira e quem realmente é você no mercado. Assim, é mais fácil maximizar uma transição rápida e eficiente, já que adotará desde do início os artifícios necessários para se buscar uma determinada vaga”, afirma, acrescentando que, em caso de dúvidas, procurar um profissional especializado para ajudar nesse direcionamento pode fazer toda diferença no resultado final.

SERVIÇO:

Bruno Cunha – consultor de Carreira e Headhunter

Instagram: @carreiracombrunocunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here