Faculdade Tiradentes leva curso de Medicina para interior de PE

0

Grupo Tiradentes inaugura segunda unidade da Fits no Estado. Será no município de Goiana. Inscrições iniciaram e seguem até 31 de maio. Resultado sai dia 06 de junho

O Grupo Tiradentes inaugura, ainda este semestre, a segunda unidade da Faculdade Tiradentes (FITS) em Pernambuco. A instituição de ensino, que oferece curso de Medicina, será instalada no município de Goiana, a 62 km do Recife e 51 km de João Pessoa. A Fits Goiana vai preparar novos profissionais, além de levar serviços e boas práticas para cidades da região, que abriga os polos farmacêutico, bioquímico e automotivo. Esta será a 5ª escola médica do Grupo Tiradentes.

A autorização para a abertura da nova unidade em Goiana foi publicada em portaria do Ministério da Educação. As inscrições para o processo seletivo já iniciaram e seguem até dia 31 de maio. São 45 vagas, com seleção através das notas do ENEM e cinco bolsas integrais, considerando as notas do ENEM e análise socioeconômica. O resultado sai no dia 06 de junho e a matrícula dos aprovados acontece de 07 a 11 de junho.

A localização vai permitir que alunos de Pernambuco e estados vizinhos, como Paraíba e Alagoas, tenham acesso à formação acadêmica de ponta. Segundo a diretora-geral da FITS, Vanessa Piasson, a faculdade possui um convênio com a Prefeitura Municipal de Goiana, por meio do qual será possível reforçar o atendimento à população nos ambulatórios dos serviços públicos, disponibilizando os futuros profissionais para colocarem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula. “Temos esse formato de trabalho também na unidade da FITS em Piedade, com vários serviços à população”, ressaltou.

Estrutura

O prédio tem arquitetura moderna e seguirá todos os protocolos de biossegurança e higienização. O empreendimento tem dois pavimentos. No térreo, estão localizados os serviços para atendimento geral aos estudantes como biblioteca, diretório acadêmico, diretoria e auditório, além de salas de Anatomia. Já no primeiro andar, ficam salas de aulas, laboratórios multifuncionais, Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), sala de professores e Núcleo de Acessibilidade. Ao todo são cinco salas de aula, 12 salas para tutorias, seis laboratórios e uma biblioteca.

Prática pedagógica

Utilizando padrões e boas práticas internacionais, os alunos terão aulas teóricas e vivência prática com pacientes logo nos primeiros períodos do curso, que será ministrado por mestres e doutores. De acordo com a coordenadora pedagógica, Anália Garcia, será adotada metodologia em que o estudante tem maior participação em sala de aula, com troca de informações, estudos de casos clínicos e avaliação de pesquisas em pequenos grupos de tutorias. Assim, o professor passa a ser um condutor do processo de aprendizagem.

Protocolos

A FITS Goiana já começa a funcionar adotando todos os protocolos de higienização. Entre eles, suportes para álcool instalados por todo o empreendimento, tapete sanitizante, sinalização, estrutura e disposição de mobiliário que permita distanciamento entre as pessoas. O projeto contempla banheiros próximos para facilitar a higienização das mãos, desde o hall de entrada. Os objetos usados pelos professores nas aulas são individuais para evitar compartilhamento.

Sustentabilidade

Entre as práticas sustentáveis estão o cuidado quanto ao consumo de energia e água. Todas as lâmpadas são de LED, que iluminam mais e consomem menos energia. Os colaboradores também foram orientados quanto ao uso racional de água e de energia, a reduzir o consumo de plástico, como copos descartáveis, e outras iniciativas para o dia a dia.

Acervo

Para estudo e pesquisas, a biblioteca disponibilizará mais de cinco mil títulos, entre físicos e virtuais, incluindo ainda periódicos e assinatura junto à UpToDate – plataforma que traz conteúdo baseado em evidências clínicas para dar suporte ao atendimento e servir de formação continuada. A estrutura envolve ainda três salas de estudos em grupo, equipadas com TV para acesso a materiais multimídia e 90 Chromebooks.

Mobilidade acadêmica

Os alunos da FITS Goiana também poderão cursar disciplinas e ter acesso a programas de instituições internacionais de ensino parceiras do Grupo Tiradentes – um dos maiores grupos educacionais do Nordeste, com unidades em Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte. “Essas aulas podem ser presenciais ou à distância”, adianta Renata Costa, coordenadora de Relações Internacionais.

Por meio do Instituto Tiradentes, é possível assistir a palestras e disciplinas complementares, cursos de férias e até mesmo ter a oportunidade de rodar um mês do internato em outro país. São mais de 80 IES parceiras, em mais de 20 nações. “Além de trocar experiências com especialistas e estudantes de fora, os estudantes de Medicina poderão realizar conteúdos e pesquisas. Somado ao conteúdo técnico, os alunos também aprendem nova língua e aspectos culturais”, completa Renata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here