Jaboatão capacita profissionais da saúde em projeto pioneiro do Ministério da Saúde e Fiocruz

0
Foto: Divulgação

Serão 30 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que se capacitarão para aprimorar o atendimento em saúde mental

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitando 30 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para aprimorar o atendimento em saúde mental. A iniciativa integra o Projeto Nós na Rede, ação pioneira do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz, que está formando, simultaneamente, profissionais de saúde em todos os estados brasileiros.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, destacou a importância de contar com profissionais qualificados para atender à demanda crescente na área de saúde mental. “Esse curso atende às diretrizes da reforma psiquiátrica no Brasil e está alinhado à Política Nacional de Saúde Mental, reforçando os princípios do SUS”, afirmou.

A formação tem carga horária total de 120 horas, sendo 90 horas a distância (EaD) e 30 horas presenciais, realizadas no ambulatório da Afya, em Prazeres. O conteúdo é dividido em quatro módulos: Atenção psicossocial e cuidado em liberdade; Articulação de estratégias de cuidado e fortalecimento da RAPS; Acolhimento e cuidado a pessoas em conflito com a lei; e Atenção a pessoas com uso prejudicial de álcool e
outras drogas. O curso terá duração de cinco meses.

A capacitação tem como objetivo reorganizar as práticas das equipes, estimulando iniciativas inovadoras voltadas à transformação de vidas e à inserção social, com ênfase na redução de danos. No total, 42 mil profissionais serão capacitados em todo o Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here