Marinha, SEST SENAT e Fecomércio-RN se juntam ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE nas ações de assistência à população atingida pelas tempestades no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe

0

Entidades aderem à força-tarefa que, desde o dia 29 de maio, produz e entrega almoço e jantar aos desabrigados e também arrecada donativos para instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social já cadastradas no Banco de Alimentos do Sesc

A operação especial montada pelo  Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE para auxiliar a população em situação de vulnerabilidade em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias ganhou reforços.  O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), além da Marinha e a Fecomércio do Rio Grande do Norte se juntaram à causa, que já contava com a parceria do Sindicato do Comércio do Jaboatão dos Guararapes (Sindicom Jaboatão). “Receber esse apoio efetivo às ações que estamos desenvolvendo é providencial neste momento, pois o trabalho é de grandes proporções e, mesmo com as equipes da Fecomércio, do Sesc e do Senac engajadas  e atuando incansavelmente desde o primeiro momento, ter mais mãos faz diferença”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

Além de oferecer um carro e um caminhão para auxiliar no transporte, a Marinha destacou um total de 25 Fuzileiros Navais que atuam na produção e expedição das marmitas. O SEST SENAT adicionou uma van e dois funcionários à operação que já fazia uso de 8 veículos do Sesc e do Senac, sendo dois caminhões. Já o Sistema Fecomércio RN enviou 3,5 toneladas de alimentos arrecadados pelo Programa Mesa Brasil Sesc e Corpo de Bombeiros do RN e, em Natal, manterá as unidades do Sesc Rio Branco, Potilândia e Zona Norte como pontos de coletas de alimentos não perecíveis, água potável, artigos de higiene pessoal e de limpeza.

AÇÃO IMEDIATA – Desde o dia 29 de maio, milhares de refeições foram produzidas e distribuídas pelo Sesc e Senac, numa ação coordenada pela Fecomércio em articulação com as prefeituras do Recife e de Camaragibe e o Sindicom Jaboatão. Até o dia 5 de junho, 36.694 refeições produzidas nos restaurantes do Sesc Santa Rita, RioMar e Piedade foram entregues aos desabrigados. “Para alcançar esses números em tão pouco tempo, desde as primeiras horas da manhã do sábado (28), equipes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE – incluindo gestores, assistentes sociais, nutricionistas, cozinheiros, apoios de cozinha, logística e compras – foram mobilizadas para atender a sociedade e começar as entregas no dia seguinte. Até o momento, a operação significa um investimento de R$267,5 mil. Sabemos que as perdas dessas pessoas são irreparáveis, mas acreditamos que estamos conseguindo amenizar o sofrimento pelo qual estão passando”, pondera Peixoto.

COMO AJUDAR – Além da produção de marmitas, 26 unidades do Sesc e do Senac em 20 municípios de todas as regiões estão funcionando como pontos de coleta de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza, além de artigos de higiene pessoal, roupas e sapatos. O que for arrecadado irá para o Banco de Alimentos, que faz parte do programa Mesa Brasil Sesc, e atende a instituições que cuidam de famílias em situação de vulnerabilidade.

As doações também podem ser realizadas diretamente para o Banco de Alimentos, via PIX (opção CNPJ – 03482931002105) ou depósito bancários (Caixa Econômica, agência 0923, conta corrente nº 00003775-6, CNPJ 03.482.931/0021-05).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here