Muitas pessoas têm deixado os óculos de lado para não embaçar. Médico Alexandre Ventura fala sobre os possíveis problemas
Quem usa óculos sabe: em tempos de pandemia, é um tal de “coloca óculos, tira óculos” e a eterna luta para não embaçar as lentes, por conta do uso das máscaras. Devido a essa dificuldade, muita gente tem optado em não usar o objeto. Mas, de acordo com o oftalmologista Alexandre Ventura, médico do Instituto de Olhos Fernando Ventura, forçar a visão pode trazer alguns problemas.

De acordo com ele, as lentes embaçam porque os óculos têm uma temperatura mais fria que nosso corpo e respiração. Isso explica o embaçamento das lentes quando saímos de um ambiente quente para um frio e vice-versa. Desta forma, quem está evitando o objeto pode sofrer com os seguintes problemas:
- Visão embaçada
“Acontece quando forçamos a visão, pois os olhos passam muito tempo tentando se ajustar para enxergar corretamente, até que se desgastam e apresentam dificuldades para continuar exercendo sua função. Os olhos, então, vão precisar de um descanso para voltar ao normal”, pontua Alexandre Ventura.
- Olhos secos
“Geralmente, quando forçamos a vista, não piscamos os olhos. O recomendado é que pisquemos, pelo menos, 15 vezes por minuto. Olhos ressecados provocam incômodos como a ardência. O tratamento mais comum é o uso de lágrimas artificiais”, acrescenta o médico.
- Dor nos olhos
“Todo excesso faz mal. Forçar a vista faz com que os olhos comecem a arder ou até doer. Toda pausa para fechar os olhos ajuda”, diz Ventura.
- Dor de cabeça
“Forçar músculos ao redor dos olhos pode causar dor de cabeça. Muita gente acaba tomando analgésico para se livrar das dores, mas é preciso entender o que está causando esse problema”, ressalta o oftalmologista.
Soluções
Para Alexandre Ventura, duas alternativas podem auxiliar no combate a esse problema dos óculos embaçados durante o uso de máscaras. A primeira delas é lavar o objeto com sabão amarelo. “Ele tem que ser seco, pois vai criar uma película uniforme, e depois limpa com um lenço específico”.
Outra alternativa é a cirurgia refrativa, que faz com que a pessoa se livre dos óculos para sempre e com a visão perfeita. “O procedimento é simples e não necessita de internação. Alguns planos de saúde cobrem. Se colocarmos na ponta do lápis, compensa até financeiramente, pois há muito gasto anual com óculos, lentes, produtos de limpeza para o objeto, entre outros”, finalizou Alexandre Ventura.