Pernambuco contra o novo coronavírus: Confira dados atualizados até esta quinta-feira(07/05/20)

0

Publicação foi efetuada pela Secretaria de Saúde do Estado, às 22h36min

RESPIRADORES | Hoje (7), o governador Paulo Câmara enviou um ofício ao ministro da Saúde, Nelson Teich, solicitando o envio imediato de 100 ventiladores mecânicos para a implantação de mais 60 leitos de UTI na rede estadual de saúde e o reforço nas salas de estabilização das 15 UPAs estaduais. Atualmente, a falta de ventiladores mecânicos no mercado é o maior impeditivo para a ampliação dos leitos de UTI.  Apesar de o governo ter comprado 525 respiradores de fornecedores nacionais e internacionais, os prazos de entrega têm sido continuamente postergados. http://www.pe.gov.br/b/22560.

CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta (7), 943 novos casos de Covid-19 no Estado – são 10.824 no total. Entre aqueles confirmados hoje (7), 329 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 614 são casos leves. Do total de 10.824 casos já confirmados em Pernambuco, 6.302 são graves e 4.522 leves. Dos casos graves, 2.307 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.762 estão internados, sendo 220 em UTI e 1.542 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim aponta que 1.388 pessoas já estão recuperadas da doença. Também foram computados 42 novos óbitos, totalizando 845. Confira os detalhes: https://bit.ly/2Wd3EuH.

TRANSPARÊNCIA | Pernambuco se mantém na primeira posição na 6ª edição da pesquisa da ONG OKBR, divulgada nesta quinta (7), que avalia a transparência dos Estados na divulgação de informações sobre o combate à pandemia do Covid-19. O Estado soma 98 pontos nos critérios avaliados, ficando com a classificação de “alto nível de transparência” na divulgação de dados como testes aplicados, detalhamento da localização dos casos e granularidade (respeito à individualidade e anonimato dos pacientes). Rondônia e Espírito Santo também atingiram 98 pontos.

FAKE NEWS | É falso o vídeo que circula nas redes sociais mostrando leitos vagos destinados ao tratamento da Covid-19 no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape). As imagens são de 30 dias atrás! E foram feitas quando a unidade foi esvaziada e preparada para atender os casos do Novo Coronavírus. Atualmente, o hospital atende 33 pacientes da Covid 19 e tem taxa de ocupação de 100%. Não caia em notícias falsas e não repasse sem confirmar! Confira boatos desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/.

MÁSCARAS | O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções lançou, com o apoio técnico e financeiro do Governo de Pernambuco, a loja virtual Máscaras para Todos — www.mascarasparatodos.org.br. A ideia é massificar o comércio do item de proteção, com entrega rápida e pagamento virtual. Cerca de 100 micro e pequenas empresas do Polo de Confecções, que adquiriram o selo emitido pelo NTCPE para atestar a padronização e a qualidade do produto, são fornecedoras. Juntas, elas respondem por mais de 2 mil empregos diretos na região.

ATENDE EM CASA | O app Atende em Casa foi expandido hoje (7) para os municípios de Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Chã Grande, Vitória de Santo Antão e o arquipélago de Fernando de Noronha que, juntos, somam mais de 234 mil habitantes. A ferramenta permite que as pessoas com sintomas gripais recebam orientações de médicos, enfermeiros ou residentes médicos. Amanhã (8), com a inclusão de Arcoverde, o app estará disponível em 25 cidades, beneficiando mais de 4,8 milhões de pernambucanos. Acesse o site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em smartphones com sistema Android e IOS.

IDENTIDADE | A Polícia Civil de Pernambuco montou uma estrutura especial para emitir carteiras de identidade para os casos urgentes ligados à concessão do auxílio emergencial. O trabalho começou hoje (7) na Escola Estadual Sizenando Silveira, em Santo Amaro. A emissão do documento vai levar no máximo 3 dias úteis. Para isso, é necessário que o cidadão leve sua Certidão de Nascimento ou Casamento original. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 14h, para 120 pessoas por dia.

Informe-se sobre as medidas e decretos do Governo de Pernambuco para conter a propagação da Covid-19: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#medidas.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here