Pessoas vivendo e convivendo com HIV, fazem ato no Marco Zero, no Recife Antigo

0

Haverá uma esquete teatral do Grupo Musical Rent que narra sobre a Aids nos anos 80

Recife Antigo recebe neste domingo (1º de dezembro), às 17h30, um abraço coletivo para dizer não ao preconceito às pessoas que vivem com o HIV. O ato pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids chama a atenção da população, dos turistas e das diversas esferas do governo, em memória das vítimas que se foram em decorrência da Aids. Com o tema “A Vida é mais Forte. Juntos fazemos a diferença!”, o Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) e diversas organizações parceiras participam da ação.

Todos os dias no País, duas pessoas morrem vítimas da doença. Em Pernambuco, a cada seis horas, uma pessoa é diagnosticada com HIV de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado. O evento reunirá ativistas, representantes dos governos, população local e participantes do 1º Encontro da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans vivendo e convivendo com HIV/Aids.

Vale ressaltar, que na ocasião, serão feitos relatos pelos militantes sobre a desestruturação das políticas públicas no campo do HIV/Aids pelo atual Governo Federal.  “Infelizmente, a gente vive um momento triste no Brasil com a mudança do nome do Programa de Aids que passou a ser Doenças Crônicas em vez de ressaltar a questão do HIV e da Aids, além dos retrocessos no campo dos direitos humanos. É por tudo isso, que estaremos juntos neste dia 1º de dezembro”, desabafou o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis.

Musical Rent – É um musical da Brodway e foi o primeiro musical franqueado da Broadway no Brasil, estreando em São Paulo em 1999 com nomes como Alessandra Maestrini e Jarbas Homem de Melo no elenco. O espetáculo conta a história de um grupo de jovens amigos vivendo em Nova York no final dos anos 80, quando acontecia o boom do vírus HIV. Alguns integrantes desse grupo vivem com o HIV e um deles chega a desenvolver AIDS, o que faz com que todos reflitam sobre como estão vivendo os anos de suas vidas. O musical conta com diversidade racial e personagens LGBTs como protagonistas, além de ainda tratar de temas como moradores de rua, pobreza e a dificuldade de se viver de arte. Apesar de todas as dificuldades é, acima de tudo, um musical sobre amizade e amor.

Serviço:

Onde: Marco Zero – Recife

Quando: 1º de dezembro (domingo)

O quê: Ato do Dia Mundial de Luta Contra Aids

Horário: 17h30

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here