Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, recebe pelo segundo ano consecutivo, o prêmio da ONU por excelência em gestão pública

0
Foto: Divulgação

A cerimônia de premiação do United Nations Public Service Awards (UNPSA) aconteceu nesta segunda-feira (13), no centro de convenções Madinat Jumeirah, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Prestação de Serviços Inclusivos e Equitativos para Todos. A cerimônia de premiação do United Nations Public Service Awards (UNPSA) aconteceu nesta segunda-feira (13), no centro de convenções Madinat Jumeirah, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Jaboatão venceu com o programa Jaboatão Prepara, na área da educação, e foi o único representante da América Latina a ter um projeto reconhecido pelo impacto social, em 2020. Além do Jaboatão Prepara, somente seis programas de outros países foram agraciados com a premiação.

A solenidade foi comandada pela sub-secretária-geral de Estratégia de Gestão, Política e Conformidade da ONU, Catherine Pollard. Representando o governo dos Emirados Árabes Unidos, participou a ministra para o Desenvolvimento do Governo e o Futuro, Ohood Al Roumi. O United Nations Public Service Awards é o mais prestigiado reconhecimento internacional a práticas de excelência no setor público e de apoio para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Emocionado ao receber o troféu, o prefeito Anderson Ferreira destacou a importância do reconhecimento da ONU ao trabalho realizado na área da educação no Jaboatão. “O programa Jaboatão Prepara proporciona aos alunos da nossa rede pública a oportunidade de buscar um futuro melhor através dos estudos e da escolha de uma profissão. Receber esse prêmio nos gratifica porque mostra que priorizar os investimentos na educação dá resultado”, ressaltou.

Anderson ainda lembrou que Jaboatão é o único município a ganhar dois prêmios consecutivos das Nações Unidas. Em 2019, a ONU também reconheceu o impacto social do programa de Coleta Seletiva na vida dos catadores de resíduos recicláveis. “O reconhecimento da ONU por excelência na gestão do serviço público é algo que dá muito orgulho a um gestor público. E, pela segunda vez consecutiva, ganhamos com programas nas áreas social e da educação. Cada prêmio que conquistamos nos incentiva a continuar trabalhando para avançar ainda mais e cumprir com o objetivo de transformar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito.

Ministra para o Desenvolvimento e o Futuro dos Emirados Árabes Unidos, Ohood Al Roumi falou sobre a importância do momento, de celebrar os modelos de governos que representam o legítimo espírito público e o impacto positivo que essas ações causam na vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. A sub-secretária-geral de Estratégia de Gestão da ONU, Catherine Pollard, enalteceu o trabalho realizado pelos governos vencedores dos prêmios e citou os serviços oferecidos como exemplos de inclusão social.

CURSOS
O programa Jaboatão Prepara é realizado anualmente com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de prepará-los para os vestibulares das escolas técnicas estaduais e federais. Além das aulas da base curricular, dois mil estudantes contam com aulões aos sábados, com matérias específicas para as provas e orientação vocacional. Todos os anos, mais de 85% dos alunos que se inscrevem no programa são aprovados nos vestibulares. “É um índice espetacular, que chamou a atenção da ONU e hoje estamos aqui, recebendo esse prêmio”, disse Anderson Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here