Principais desafios no setor alimentício no Brasil

0

Consultor empresarial Marcelo Viana, da T4 Consultoria, explica como é possível tornar o negócio ainda mais rentável no mercado

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor de alimentos no Brasil teve um avanço de 2,8% em receita no ano de 2018, gerando um faturamento de 656 bilhões, o que engloba exportações e vendas no mercado interno, que representa 9,6% do PIB.

Este é um dos segmentos mais rentáveis e importantes para a economia brasileira, que conta com aproximadamente 35,7 mil empresas, sendo responsável por 1,61 milhão de empregos. Mas trata-se de um mercado competitivo, portanto, torna-se essencial a procura por consultoria especializada no setor.

O consultor, Marcelo Viana, da T4 Consultoria, acredita que a consultoria empresarial para fábrica de alimentos pode ser essencial para ajudar a indústria que deseja se destacar no mercado.

“A fábrica com a ajuda da consultoria pode ser otimizada. A empresa, no geral, é avaliada (produto, mercado, produção, custos, preços, Mark up e margem de lucro). A partir dessa análise são traçadas estratégias que visam o crescimento da empresa”, esclarece o especialista.

Consultoria empresarial para fábrica de alimentos – entenda a importância

Esse é um dos segmentos mais rentáveis, mas em contrapartida, delicado, porque lida com a necessidade (ainda maior) do oferecimento de produtos de qualidade, afinal, quando se fala em alimentação, associa-se o tema à saúde e ao bem-estar das pessoas.

“O processo de distribuição também passa por análise, a consultoria especializada tem como finalidade otimizar essa área do negócio. Todas as equipes passam por análise. A consultoria também atua na capacitação por meio de treinamentos, quando for necessário”, explica o consultor.

A consultoria empresarial para fábrica de alimentos também atua na realização de pesquisas de mercado com base no conceito de projeto/produto de interesse, assim, é possível que se chegue a informações como intenções de compras por parte dos consumidores, perfil, características, estratégias e preços dos produtos concorrentes. Preferências, hábitos e perfil socioeconômico do público-alvo também são analisados.

“Esse levantamento e análise de informações auxiliam a empresa na otimização e produção de novos produtos, que poderão ser melhor aceitos por parte dos consumidores. A ideia é repensar os processos para melhor atender o público, além disso, o negócio ganha em tempo para se dedicar a outras tarefas administrativas”, esclarece Viana.

Outro importante benefício de uma ajuda especializada é a melhora do posicionamento do negócio no mercado frente à concorrência. O primeiro ponto que passa por análise e otimização é a qualidade dos produtos oferecidos. A ideia é que o negócio cresça, vença a estagnação.

Alguns dos benefícios da consultoria empresarial para fábrica de alimentos são:

  • Utilizar os recursos de forma estratégica;
  • Observar e apontar as oportunidades mais rentáveis;
  • Captar linhas de créditos para construção, inovação e expansão junto aos Bancos Públicos, BNB, BNDES, Banco do Brasil.
Principais desafios do setor alimentício no Brasil

Acredita-se que após as mudanças na reforma da previdência e tributária, haverá maior estímulo ao empreendedorismo e à produtividade, sendo assim, o que se espera é a recuperação de todos os setores da economia.

“O setor de alimentos é o que mais gera empregos no Brasil. É um setor que investe aproximadamente 3% do faturamento anual em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), com a finalidade de trazer novidades ao mercado”, explica o especialista.

No que se refere aos alimentos processados, esse setor representa 50% das exportações no setor de agronegócio e 18% das exportações totais brasileiras.

“A consultoria empresarial para fábrica de alimentos tem como principal finalidade apontar os caminhos de crescimento em um setor tão competitivo. A ideia é fazer com que o empresário tenha um panorama do negócio no geral e compreenda quais são os passos para consertar problemas e apontar os caminhos para o desenvolvimento”, conclui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here