Sefaz-PE manifesta repúdio à agressão sofrida por Auditor fiscal da SET-RN, durante fiscalização de rotina

0

A Sefaz-PE, considera que o fato é inaceitável e merece a devida apuração das autoridades competentes, pois é inadmissível que fazendários, no exercício de suas funções, sejam expostos a riscos de violência e insegurança

Confira à íntegra a Nota de Repúdio

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco manifesta seu repúdio à agressão covarde sofrida por um colega auditor fiscal da Secretaria Estadual de Tributação – SET do Rio Grande do Norte, durante fiscalização de rotina na Grande Natal, na última quinta-feira (11). O fato é inaceitável e merece a devida apuração das autoridades competentes, pois é inadmissível que fazendários, no exercício de suas funções, sejam expostos a riscos de violência e insegurança.

Esse episódio lamentável reflete a violência estrutural que ainda persiste em algumas regiões do país. A sonegação e as fraudes fiscais estruturadas, ainda que praticadas por uma minoria fora da lei, caminham geralmente de mãos dadas com o crime organizado, a lavagem de dinheiro, os crimes contra a administração pública e, normalmente, são acompanhadas de violência.

Como carreira típica de Estado, a auditoria fiscal é uma atividade essencial à justiça social, e o fisco é parte fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, não podemos tolerar esse tipo de violência contra os fazendários, que merecem ser tratados com dignidade e respeito, especialmente em atividades que visam proteger o interesse público e coletivo.

Diante desse fato, solicitamos às autoridades competentes a devida apuração e punição rigorosa aos responsáveis pela agressão. Também alertamos todos os fiscos do país quanto aos riscos e perigos que enfrentam no exercício de suas funções, e reiteramos a importância de difundir a cultura da segurança orgânica na atividade fazendária, no sentido de prevenir, dissuadir, detectar, obstruir e neutralizar ações que constituam ameaça aos seus integrantes, para que tragédias como esta não se repitam.

Assim, reforçamos nossa solidariedade ao colega potiguar agredido e sua família, bem como nosso compromisso em defender a segurança dos fazendários no exercício de suas funções.

Wilson José de Paula

Secretário da Fazenda

Cristiano Henrique Aragão Dias

Coordenador da Administração Tributária Estadual

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here