Senar/SC promove mais de 280 cursos gratuitos no Estado em julho

0
Programação inclui capacitações em vários segmentos.

Capacitações destinadas a produtores e trabalhadores rurais, oportunizam elevar a qualidade da produção de alimentos e promovem avanços sociais no campo 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), divulgou a lista dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do mês de julho. São mais de 280 capacitações gratuitas em diversos municípios de todas as regiões. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.

Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. São qualificações que transmitem técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais. “Os resultados nos mostram o quanto é importante oferecer capacitações constantes, priorizando todos os cuidados possíveis com a saúde, para que produtores e trabalhadores rurais possam aperfeiçoar suas habilidades para produzir alimentos com qualidade e, consequentemente, aumentar a renda”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que os cursos atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “As qualificações da Formação Profissional Rural auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social auxiliam no desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”.

Interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUNS CURSOS DO MÊS

           O oeste catarinense receberá 30 cursos em vários municípios. A programação contempla capacitações como: Processamento de carne suína em Passos Maia (5 e 6/07); Comercialização na propriedade rural em São Domingos (8 e 9/07); Produção caseira de massas para congelamento em Xaxim (12 e 13/07); Processamento de carne de frango em Xanxerê (14 e 15/07); Comunicação eficaz em Faxinal dos Guedes (22 e 23/07); entre outros.

            No extremo-oeste, serão mais de 20 cursos. Alguns deles são: Proteção de nascentes em São Lourenço do Oeste (5/07); Emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem) em Flor do Sertão (12/07); Soldador – arco elétrico com eletrodo revestido em Águas de Chapecó (13 e 14/07); Processamento de carne de frango em Palma Sola (27 e 28/07); e Manejo de             colméia em Anchieta (29 e 30/07).

meio-oeste contará com mais de 40 capacitações: Boas práticas de manipulação de alimentos em Joaçaba (1º e 2/07); Inseminação artificial em bovinos no município de Água Doce (5 a 8/07); Doma racial de equídeos em Campos Novos (5 a 9/07); Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural em Ouro (5/07); Produção caseira de pães e biscoitos em Erval Velho (7/07); e Rédeas em Campos Novos (12 a 16/07).

No planalto serrano serão aproximadamente 30 cursos. A programação inclui capacitação sobre Bovinocultura de corte em Lages (1º e 2/07); Artesanato de crochê e tricô em Correia Pinto (5 a 9/07); Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural em Palmeira (6/07); Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção em Anita Garibaldi (7 a 9/07); e Artesanato de crochê e tricô em Bom Jardim da Serra (12 a16/07).

No sul serão realizados cerca de 60 treinamentos em vários municípios. Alguns deles são:  Inclusão digital rural – informática básica em Imbituba (1º e 2/07); Boas práticas de manipulação de alimentos em Governador Celso Ramos (5 e 6/07); Cultivo de plantas medicinais em Siderópolis (5 e 6/07); Piscicultura em Nova Veneza (7 e 8/07); e Inseminação artificial em bovinos em Araranguá (12 a 15/07).

A programação no norte conta com mais de 50 cursos. O cronograma inclui capacitações como: Derivados de Leite em Mafra (1º e 2/07); Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31 em Bela Vista do Toldo (5 a 7/07); Irrigação – aplicações, manejo e fertirrigação em Canoinhas (7 e 8/07); e Olericultura básica em Porto União (15 e16/07).

No vale do Itajaí a programação inclui mais de 45 capacitações: tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção em Santa Terezinha (1º a 5/07); Operação e manutenção de roçadeira em Rio do Campo (1º e 2/07); Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural em Ituporanga (2/07); Soldador – arco elétrico com eletrodo revestido em Vidal Ramos (6 e 7/07); Turismo rural – utilização dos recursos naturais em Timbó (8 e 9/07); entre outros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here