Tartaruga Cabeçuda deposita ovos na Praia de Piedade, no Jaboatão

0
Foto: Chico Bezerra/PMJG

Jaboatão é um dos principais destinos das tartarugas marinhas, em Pernambuco. Todos os anos, além da Cabeçuda, as espécies Oliva, Verde e de Pente, chegam às praias de Piedade e Candeias para fazer a desova

O Núcleo de Monitoramento a Animais Marinhos (Noamas) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes registrou a desova de uma Tartaruga Cabeçuda, por volta das 6h desta quinta-feira (9), na praia de Piedade. O chefe do Núcleo, Adriano Artoni, estava monitorando a chegada do animal desde a madrugada e acompanhou a postura. A Tartaruga Cabeçuda deposita entre 80 e 200 ovos e a eclosão ocorre após 45 dias. Durante esse período, o Noamas fará o monitoramento e a proteção do local.

Jaboatão é um dos principais destinos das tartarugas marinhas, em Pernambuco. Todos os anos, além da Cabeçuda, as espécies Oliva, Verde e de Pente chegam às praias de Piedade e Candeias para fazer a desova. Neste ano, foram registrados seis ninhos e 166 filhotes já nasceram.

Em 2022, foram mais de 3 mil tartarugas marinhas que eclodiram nos 37 ninhos monitorados pelo Noamas em parceria com o Centro Tamar e ICMBIO. A violação dos ninhos de tartarugas marinhas é crime e quem cometer pode ser condenado à prisão de seis meses a um ano, além de pagar multa que vai de R$ 500 a R$ 5 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here