Trabalho escolar sobre reaproveitamento de óleo de cozinha será apresentado no México

0
O óleo reciclado é utilizado na fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi, pela ASA Indústria

A iniciativa é da Escola Santa Maria, de Timbaúba, parceira do programa Mundo Limpo, desenvolvido pela ASA Indústria

Um trabalho desenvolvido por alunos e professores da Escola Santa Maria, de Timbaúba, que tem como pano de fundo o programa Mundo Limpo, da ASA Indústria, foi convidado a participar do “Segundo Encontro Latino Americano de Líderes e Pesquisadores”, que será realizado de 20 a 24 de maio, na cidade de Puebla, no México, com o tema “Construção de Formadores de Paz em Ciência, Tecnologia e Inovação”. Um grupo de seis pessoas viaja para o México neste domingo (19).

O trabalho foi realizado pelos alunos da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM VIDA e tem como título “Óleo de cozinha, veneno para os rios”. A metodologia adotada contou com pesquisa bibliográfica, aula de campo, oficinas de sabão em barra, palestra sobre os danos causados pelo óleo de cozinha, formas de reaproveitá-lo, e parceria com a ASA Indústria.

Um dos objetivos da inciativa é desenvolver ações sócios ambientais com a comunidade escolar e a sociedade local para o reaproveitamento do óleo de cozinha. No caso de Timbaúba, esse resídio pode contaminar o Rio Capibaribe Mirim, que corta a pela cidade. “Tudo começou em 2013, quando procuramos uma forma de ajudar a preservar o rio, foi quando descobrimos o projeto Mundo Limpo. Depois de nos apresentarmos em uma feira nacional, fomos convidados pelo Espaço Ciência para esse importante evento da Semana Internacional do Meio Ambiente no México”, diz a diretora Francisca Rodrigues.

A Escola Santa Maria já é parceira do programa Mundo Limpo Vida Melhor, desenvolvido pela ASA Indústria, que já reciclou mais de 7,8 milhões de litros de óleo de cozinha, ajudando a preservar cerca de 156 bilhões de litros de água. Para se ter uma ideia, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. O óleo reciclado é utilizado na fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi.

Baseado na educação ambiental e desenvolvido desde 2008, o Mundo Limpo atua em 46 municípios e no distrito de Fernando de Noronha, envolve 350 escolas e 3.200 parceiros, e sensibilizou mais de 132 mil pessoas.

O óleo de cozinha usado é coletado em escolas, estabelecimentos comerciais, organizações privadas e governamentais e segue para ASA para ser reciclado e incorporado, como matéria graxa, na fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi.

Além de fabricar produtos de qualidade, a ASA Indústria desenvolve várias ações de preservação ambiental através do Mundo Limpo. Temos responsabilidade com os consumidores e com o meio ambiente”, diz Wagner Mendes, diretor de Marketing e Trade da ASA.

O Mundo Limpo Vida Melhor também tem um cunho social, pois reverte recursos financeiros, proporcional ao volume de óleo coletado, para a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Os interessados em colaborar ou obter outras informações sobre o programa Mundo Limpo Vida Melhor podem entrar em contato pelo telefone (81) 30735066 ou através do e-mail mundolimpovidamelhor@asanet.com.br.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here