
A origem do Islamismo
Oscar D’Ambrosio
Poucas são as oportunidades de conhecer o Islamismo por dentro, pela visão de um cineasta local. “Muhammad: The Messenger of God” oferece essa possibilidade. Trata-se de um filme iraniano épico, dirigido por Majid Majidi, que se passa no século VI e foca principalmente o nascimento e a adolescência de Maomé.
Um dos momentos mais significativos da obra ocorre quando é realizado um ataque contra Meca, na atual Arábia Saudita, a principal cidade da região. Quando Maomé nasceu, o local já abrigava um templo, a Caaba, com 360 deuses, um para cada dia do ano, segundo o calendário então utilizado.
Construção cúbica, a Caaba já era permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados regularmente substituída. Em seu exterior, encravada em uma moldura de prata, está a Pedra Negra, um fragmento de meteorito, considerada uma das relíquias mais sagradas da região por representar a aliança entre Deus e a humanidade.
O filme mostra como o ataque foi repudiado por Alá, que fez que os elefantes parassem de avançar e os pássaros lançassem pedras nos inimigos. Um mês depois, Maomé nasce. A obra narra então a defesa do fundador do islamismo do monoteísmo em um ambiente politeísta. É ótimo para aprender mais sobre uma cultura que às vezes nos parece muito distante.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br