Coronel Feitosa dá início a debate com prefeituráveis do Recife, promovido pela Fecomércio-PE e MPP

0

Candidato do PSC falou, entre vários temas, sobre geração de emprego e renda e qualificação profissional

Na noite desta segunda-feira (05), o Coronel Feitosa (PSC) abriu a rodada do 1º Debate com Prefeituráveis do Recife, para as Eleições de 2020, promovido pela Fecomércio-PE em parceria com o Movimento Pró-Pernambuco (MPP). O candidato respondeu às perguntas feitas pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto e o presidente do Movimento Pró-Pernambuco (MPP), Avelar Loureiro Filho. A mediadora foi a jornalista Patrícia Raposo, da CBN Recife.

Coronel Feitosa foi abordado sobre a geração de emprego e qualificação profissional. Ele falou sobre as dificuldades de mão de obra qualificada, a falta de diálogo com o setor produtivo e como os desafios da mobilidade urbana refletem nessa dificuldade de capacitação. Por isso, defende que ela ocorra “nos próprios locais onde as pessoas moram”, utilizando espaços comunitários como escolas e ambientes religiosos, evitando, assim, grandes deslocamentos. Como também, qualificações que atendam à necessidade da cadeia produtiva. “Nós temos que fazer isso, ao meu entender, observando as vocações locais e a necessidade do mercado de trabalho”, analisa. Além disso, ele prometeu fazer arranjos produtivos, fomentar parcerias com universidades, instituições privadas e institutos para a ampliação dessa qualificação e, consequentemente, a geração de emprego.

Quando abordado sobre a importância do planejamento na gestão, tanto para o atual momento quanto para as próximas gerações, o candidato se comprometeu a trabalhar com metas definidas, com parcerias para a captação de recursos com o Governo Federal e elaboração de projetos de forma integrada com a Região Metropolitana do Recife. “Estabelecer um planejamento lógico, dentro dos recursos que eu tenho, como também, do que vou captar”.  Para os desafios sobre a inclusão digital, Coronel Feitosa apontou como ponto de partida o “ensino básico”, além de um diagnóstico oriundo do mercado produtivo “para saber de que tipo de profissionais o mercado precisa”.

Sobre o tema informalidade e o setor comercial, ele chamou atenção para a necessidade de “muito diálogo”, aliado a “muito respeito a toda a situação que vive o setor”, além de “planejamento, qualificação de mão de obra” e medidas de fomento.

A revitalização da parte central do Recife também foi abordada. O candidato do PSC avalia que é necessário “sentimento de pertencimento” e estimular políticas de habitação, além de medidas como “determinar que as repartições públicas funcionem naqueles prédios”, e a ida “de todas as secretarias, autarquias, gerências que têm residências alugadas em outros lugares, na cidade do Recife”.

Para o Recife pós-pandemia, Coronel Feitosa apontou os seguintes caminhos: “Estimular a construção civil com empreendimento privados”, além de discutir “o plano diretor da cidade” com o setor produtivo, e “utilizar o turismo”, tanto o “de negócios” durante a semana, como o da “promoção de eventos” aos fins de semana”.

Sobre o debate

Os debates continuam nesta terça-feira (06), às 19h, com a participação de João Campos (PSB), e seguem até a próxima sexta-feira (09). A iniciativa tem caráter propositivo, ou seja, o objetivo é apresentar os planos de cada candidato para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, planejamento urbano, mobilidade e outros setores produtivos do município. Foram convidados os cinco candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto e seu partido ter representatividade no Congresso Nacional. A iniciativa acontece ao vivo, transmitida pelo canal da Fecomércio-PE no YouTube.

 Calendário dos próximos debates:

Dia 06/10 – João Campos (PSB)

Dia 07/10 – Mendonça Filho (DEM)

Dia 08/10 – Delegada Patrícia (Podemos)

Dia 09/10 – Marília Arraes (PT)

Serviço:

1º Debate com Prefeituráveis do Recife, promovido pela Fecomércio-PE e Movimento Pró-Pernambuco (MPP)

Data: 05 a 09 de outubro de 2020

Hora: 19h

Local: Youtube da Fecomércio-PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here